sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O que a Bíblia diz sobre Prosperidade

Baseado no livro de Salmos

Há várias passagens no livro de Salmos sobre abundância e prosperidade financeira.

São passagens que nos dão sabedoria de como receber essas promessas que, quando declaradas, fortalecem e renovam a nossa fé.

“Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.” (Sl 1:3)

“Pois tu, SENHOR, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.” (Sl 5:12)

“O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. 
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.” (Sl 23:1-6)

“Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios.” (Sl 24:1-2)

“Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Eu dizia na minha prosperidade: Não vacilarei jamais.” (Sl 30:5-6)

“Cantem e alegrem-se os que amam a minha justiça, e digam continuamente: O SENHOR, que ama a prosperidade do seu servo, seja engrandecido.” (Sl 35:27)

“Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra.” (Sl 37:9)

“O SENHOR conhece os dias dos retos, e a sua herança permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos dias maus e nos dias de fome se fartarão.” (Sl 37:18-19)

“Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão. Compadece-se sempre, e empresta, e a sua descendência é abençoada.” (Sl 37:25-26)

“Por isto conheço eu que tu me favoreces: que o meu inimigo não triunfa de mim.” (Sl 41:11)

“Pois não conquistaram a terra pela sua espada, nem o seu braço os salvou, e sim a tua destra, e o teu braço, e a luz da tua face, porquanto te agradaste deles.” (Sl 44:3)

“Porque meu é todo animal da selva e as alimárias sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo.” (Sl 50:10-11)

“Não confieis na opressão, nem vos desvaneçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.” (Sl 62:10)

“Aqueles que se assentam à porta falam contra mim; sou a canção dos bebedores de bebida forte. (…) Bem conheces a minha afronta, e a minha vergonha, e a minha confusão; diante de ti estão todos os meus adversários.” (Sl 66:12;19)

“Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.” (Sl 84:11-12)

“Também o SENHOR dará o bem, e a nossa terra dará o seu fruto.” (Sl 85:12)

“Tu te levantarás {e} terás piedade de Sião; pois o tempo de te compadeceres dela, o tempo determinado, já chegou.” (Sl 102:13)

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele que perdoa todas as tuas iniqüidades e sara todas as tuas enfermidades; quem redime a tua vida da perdição {ou cova} e te coroa de benignidade e de misericórdia; quem enche a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia.” (Sl 103:1-5)

“Ó SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas.” (Sl 104:24)

“Mas, a eles, os fez sair com prata e ouro, e entre as suas tribos não houve um só enfermo.” (Sl 105:37)

“Louvai ao SENHOR! Louvarei ao SENHOR de todo o coração, na assembléia dos justos e na congregação. Grandes são as obras do SENHOR, procuradas por todos os que nelas tomam prazer. 
Glória e majestade há em sua obra, e a sua justiça permanece para sempre. Fez lembradas as suas maravilhas; piedoso e misericordioso é o SENHOR. Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre do seu concerto. Mostrou ao seu povo o poder das suas obras, dando-lhe a herança das nações.” (Sl 111:1-6)

Louvai {Heb. Aleluia} ao SENHOR! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer. A sua descendência será poderosa na terra; a geração dos justos será abençoada. Fazenda e riquezas haverá na sua casa, e a sua justiça permanece para sempre. Aos justos nasce luz nas trevas; ele é piedoso, misericordioso e justo. Bem irá ao homem que se compadece e empresta; disporá as suas coisas com juízo. Na verdade, nunca será abalado; o justo ficará em memória eterna. Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no SENHOR. O seu coração, bem firmado, não temerá, até que ele veja cumprido o seu desejo sobre os seus inimigos. É liberal, dá aos necessitados; a sua justiça permanece para sempre, e a sua força se exaltará em glória.” (Sl112:1-9)

“Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele {é} vosso auxílio e vosso escudo. O SENHOR, que se lembrou de nós, abençoará; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão. 
Abençoará os que temem ao SENHOR, tanto pequenos como grandes. O SENHOR vos aumentará cada vez mais, {a} vós e {a} vossos filhos. Sede benditos do SENHOR, que fez os céus e a terra. 
Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens. (Sl 115:11-16)

“Oh! Salva, SENHOR, nós te pedimos; ó SENHOR, nós te pedimos, prospera!” (Sl 118:25)

“Implorei deveras o teu favor de todo o {meu} coração; tem piedade de mim, segundo a tua palavra.” (Sl 119:58)

“Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu.” (Sl 119:89)

“Orai pela paz de Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam.” (Sl 122:6)

“Quando o SENHOR trouxe {Heb. tornou o cativeiro de Sião} do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cânticos; então, se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. Grandes coisas fez o SENHOR por nós, e, por isso, estamos alegres. Faze-nos regressar outra vez do cativeiro, SENHOR, como as correntes do Sul. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo {consigo} os seus molhos.” (Sl 126:1-6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário