quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dominando o espírito de medo e preocupação

Medo não é somente uma condição psicológica.

Medo é um espírito.

“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2Tm 1:7)

Medo: terror, pavor, temor susto, receio,apreenção, susto.

Preocupação: aflição, angústia, ansiedade, tormento, aborrecimento.

“Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual chamamos: “Abae Pai”.” (Rm 8:15)

Medo é um ladrão. Ele corroi nossa fé, acaba com a esperança, rouba nossa liberdade e tira nossa alegria de viver uma vida abundante em Cristo.

O medo impede de andarmos na fé. Medo é a ausência de fé. É o reverso de acreditar e confiar em Deus.

Medo atrai o mal em nossas vidas, como a fé atrai as bençãos.

“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (1Jo 4:18)

A Bíblia cita 63 vezes “Não temas” e 31 vezes “Não tenha medo”. Certamente, Deus está nos dizendo alguma coisa!

O medo é alimentado pelo que vemos e escutamos. Nós podemos resistir ao medo focando sempre em Deus e em suas promessas.

Quando agimos em medo nós corremos da proteção do nosso maravilhoso Pai e abrimos a porta para o inimigo.

O medo só pode ser vencido através da absoluta dependência e confiança em Deus.

“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”

(Jo 14:27)

“O Senhor é a minha luz e minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?” (Sl 27:1)

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mt 6:33-34)

“Em retidão você será estabelecida: A tirania estará distante; você não terá nada a temer. O pavor estará removido para longe; ele não se aproximará de você.” (Is 54:14)

“ Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados.” (1Pe 3:13-14)

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Fp 4:6-7)

“Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.”

(Jo 8:36)

“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo e nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará.” (Dt 31:6)

“Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!”

(Lc 12:7)

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Js 1:9)

“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento a seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.” (Js 1:6-7)

“E acrescentou: “Seja forte e corajoso! Mãos ao trabalho! Não tenha medo nem desanime, pois Deus, o Senhor, o meu Deus, está com você. Ele não o deixará nem o abandonará até que se termine toda a construção do templo do Senhor.” (1Cr 28:20)

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Is 41:10)

“Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: “Não tenha medo; tão somente creia”.” (Mc 5:36)

Um comentário:

  1. este site foi de grande ajuda para mim, li e vi que tudo isso que está escrito é verdade, para que ter medo ? Deus está comigo !
    muito obrigada por ajudar (:

    ResponderExcluir